Editor Dirce - Ajuda


Sumário

  1. Introdução

  2. Interface

  3. Exemplo

  4. Atalhos


Introdução

    O Editor Dirce é um programa para a criação de livros digitais falados. Através dele podemos criar livros de acordo com o padrão Daisy, sendo assim, os livros por ele criado poderão ser tocados em qualquer tocador que obedeça as regras descritas no padrão Daisy para livros digitais falados.

    Além disso ele possui embutido um tocador leve e simplificado para testar o seu livro durante a criação, sem a necessidade de utilizar outro software ou equipamento para isto.

    Ele possui uma interface simples e amigável para facilitar sua utilização por usuários iniciantes, e também é dotado de atalhos para a utilização por usuários mais experientes.


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Interface




Descrição da Interface:

  1. Menus

  2. Botões de acesso rápido

  3. Painel de controle da linha do tempo

  4. Painel de comando do projeto

  5. Linha do tempo

  6. Árvore de navegação

  7. Painel de comando do editor de código

  8. Editor de código

  9. Painel de comando de reprodução

2. Botões de acesso rápido

    Esta barra possui os seguintes botões listados abaixo na ordem que aparecem na barra de atalhos, para acessar rapidamente as funções de uso freqüente.

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3. Painel de controle da linha do tempo

    Este painel é utilizado para tocar e parar o áudio reproduzido através da linha do tempo. Nele podemos ver o nome do arquivo de áudio atualmente aberto na linha do tempo, e acessar os controles para tocar e parar a reprodução da área selecionada na linha do tempo.

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4. Painel de comando do projeto

    Este painel é utilizado para a importação de recursos e criação dos capítulos do livro. Por ele podemos acionar as seguintes ações, respectivamente de acordo com a imagem da interface:

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5. Linha do tempo

    Esta parte é destinada a marcação do áudio. Nele podemos visualizar o áudio e selecionar a parte que deseja-se marcar. A área do áudio selecionada pode ser ouvida utilizando o painel de controle da linha do tempo(3).

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7. Painel de comando do editor de código

    Este painel de comando é destinado as funções utilizadas dentro do editor de código. Abaixo encontra-se a lista das funções e suas descrições, seguindo a ordem com que aparecem na interface.

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8. Editor de código

    Este é o editor onde ficam as marcações do livro, nele você poderá marcar um texto com ou sem áudio, adicionar imagens, formatações, etc. Clicando com o botão direito do mouse sobre o editor aparecerá um submenu com as seguintes opções:

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9. Painel de comando de reprodução

    Este painel de comando é responsável pela reprodução da pré-visualização, bem como navegação e volume. As funções dos botões de acordo com o aparecimento na interface são:

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Exemplo

Início do programa


     A imagem acima mostra o estado do Editor Dirce ao ser iniciado, sem nenhum livro carregado e com as opções desabilitadas.

     Agora iniciaremos um novo projeto. Para isto clique em "Arquivo → Novo Projeto", e será mostrada uma janela para preencher os dados iniciais do projeto.


Criando o projeto


Preencha os seguintes campos do diálogo para iniciar a criação do livro.

     Vamos Iniciar importando os recursos necessários, imagens e áudios que serão utilizados.

     Vá no menu “Arquivo → Importar Áudio” e “Arquivo → Importar Imagem” para importar cada recurso. Os recursos importados poderão ser visualizados em suas abas correspondentes.


 

     Lista de Imagens e áudios importados para o projeto. Agora eles poderão ser utilizados no livro, vamos iniciar a marcação.


    Marcando o livro

    Primeiramente devemos abrir o áudio que utilizaremos para marcar, se formos marcar com áudio, senão pule para o próximo passo. Clique na aba áudio, selecione o áudio desejado e ele será mostrado graficamente ao lado na linha do tempo.


    Com o áudio aberto vá até a área de edição clique em criar Capítulo, um diálogo de criação será aberto.

    Preencha o nome do capítulo e marque a opção áudio(próxima imagem), para que o nome deste capítulo seja tocado de um arquivo de áudio.

    Se a opção áudio for marcada, selecione na linha do tempo a área correspondente ao nome do capítulo, a área selecionada na linha do tempo poderá ser ouvida utilizando os controles superiores(tocar e parar).

    Após ter selecionado a área correta, volte para o diálogo de criação de capítulo e confirme a criação do capítulo.


    Após criado o capítulo, será aberta na área de edição a parte textual com uma marcação, que é o nome do capítulo criado. A área de código é o local onde são marcadas as frases, parágrafos e inseridas as imagens.

    Para marcar uma frase selecione o texto desejado, selecione a área do áudio desejado na linha do tempo e clique no botão frase na barra de opção do editor. Para criar um parágrafo selecione o texto desejado ou tão somente clique no botão Parágrafo (lembrando que não pode haver um parágrafo dentro de outro devido a especificação Daisy 3).

    Para inserir uma marcação de página, apenas clique no botão página. Quando o livro for concluído as páginas serão numeradas automaticamente. Para inserir uma imagem, vá na aba imagem e arraste a imagem desejada para o local escolhido.


Editando as informações do livro



    Neste painel você pode adicionar, alterar e remover as informações do livro. Algumas informações são obrigatórias como o identificador e não podem ser removidas.


Finalizando a marcação

    Após terminar a marcação, o livro poderá ser visto na aba “Visualizar” no painel inferior da área de edição. Esta pré-visualização poderá ser realizada utilizando os painéis de controle inferiores.

    Lembre-se: ao finalizar a marcação salve o livro para que as alterações sejam gravadas.

    Para salvar vá até "Arquivos → Salvar" (Ctrl + s);


Personalizando o programa

    No menu "Controle → Preferências" (Ctrl +p), você pode acessar as preferências de reprodução e edição do programa.


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Atalhos


Em todo software:


Na estrutura de navegação com o capítulo selecionado:



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