Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Lançamento de livros didáticos em Braille

Rio de Janeiro, RJ

Um convênio firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e o Instituto Benjamin Constant (IBC) possibilitará que cerca de 16 mil deficientes visuais matriculados no ensino fundamental público recebam livros didáticos em braille. São 22 títulos de todas as disciplinas, mais solicitados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e já disponibilizados no site do IBC.

O projeto é de responsabilidade do IBC e foi executado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), por intermédio da Fundação Padre Leonel Franca. Seu objetivo é disponibilizar os livros didáticos de 1ª a 4ª série ao usuário da Internet. A direção do IBC prevê, futuramente, o oferecimento ao deficiente visual, de condições de acesso a todos os livros constantes do Guia de Livros Didáticos do Ministério da Educação.

Comandado pelo consultor Guilherme Lira, o Centro de Referência Digital Virtual da Área de Deficiência Visual, como foi chamado este projeto pioneiro, é classificado como portal digital de acesso às utilidades que visam à melhoria da qualidade de vida do deficiente visual no Brasil.

Com design suíço e programação visual própria para pessoas de visão reduzida, os livros didáticos mais indicados pelo MEC poderão ser acessados na biblioteca virtual, já adaptados para a pessoa cega. Para facilitar o acesso, o Instituto criou a ferramenta Programa Braille Fácil, que permite a impressão, em máquina xerox especial para o braille, do conteúdo dos livros disponibilizados na página.

A Secretaria de Educação Especial – Seesp/ MEC informa que o aluno cego ou com visão reduzida receberá o material por meio dos Centros de Apoio Pedagógicos (CAP), especializados no atendimento à área de deficiência visual no Brasil e responsáveis pela reprodução dos livros em braille.

Atualmente 12 Centros estão em atividade e há uma chance de extensão desse benefício a todos os estados e Distrito Federal, devendo o Instituto Benjamin Constant monitorar um total de 27. A proposta é realizar cursos online, com o objetivo de capacitar professores para o atendimento dos alunos portadores de deficiência visual de todas as regiões do país.

Deficientes que estejam fora da escola e queiram aproveitar o conteúdo dos livros didáticos devem acessar a página do Instituto.

Fonte: www.mec.gov.br