Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

INES lança Dicionário Digital da Libras

Rio de Janeiro, RJ

O auditório do Instituto Nacional de Educação de Surdos – Ines (Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras) estará aberto a todos os interessados no próximo dia 20, para o lançamento do 1° Dicionário Digital da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Trata-se de um dicionário bilíngüe – Português x Libras e Libras x Português, de bases lingüísticas, com sinais filmados em movimentos, o que permite que seja visto em sua totalidade. Organizado metodologicamente por especialistas surdos, filólogos, lexicólogos e lingüistas, disponibiliza oito mil sinais/vídeos animados (com movimento), em ordem alfabética.

Gravado e distribuído gratuitamente em CD-Rom, o Dicionário Digital da LIBRAS também pode ser acessado via Internet no site do Ines, órgão do Ministério da Educação responsável pelo ensino de pessoas surdas no Brasil.

A concepção do seu projeto de criação surgiu em agosto de 1997, a partir do Vocabulário Digital da Libras, que disponibiliza, via site do Ines, sinais filmados correspondentes a palavras. Nos três primeiros meses de sua publicação na Internet houve cerca de 20 mil acessos, o que provocou uma enorme expectativa de alunos, pais, professores e comunidade surda para a ampliação do vocabulário e inclusão de novos sinais, representando outras palavras, sinônimos regionais, verbos, pronomes.

O uso de uma tecnologia mais avançada permitiu não só a ampliação do vocabulário, como a sua estruturação em forma de dicionário, no sentido de dar apoio à educação de alunos surdos, e servir como fonte de referência para pais e professores de surdos, especialistas e comunidade em geral.

Esse dicionário é pioneiro, pois apresenta de modo virtual - e não em desenhos ou fotografias - a Libras, que é uma língua gestual. Para isso, usa recursos tecnológicos que permitem visualizar os movimentos e a orientação necessários à real expressão de seu significado.

Outra diferença: assim como é possível procurar as palavras em outros dicionários a partir das letras iniciais, também neste pode-se procurar os sinais a partir da configuração de mão inicial de cada sinal filmado.

É considerado um dicionário realmente bilíngüe, porque tanto o usuário de uma língua como de outra poderá recorrer a ele, tomando a própria língua como ponto de partida para conhecer o item lexical da outra, entender sua acepção e seu uso em contexto de frases.

Responsável pela realização desse projeto, o Ines se abre para as sugestões de inserção de novos itens lexicais de Libras, bem como de esclarecimentos com relação às dúvidas e à apresentação do Dicionário Digital da Libras.
Telefones para contato: (21) 2285-7692 e 2285-7284

Fonte: www.mec.gov.br