Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Realizada a II Oficina de Inclusão Digital


Local: Brasília
Data: 30/05/2003

O evento, realizado de 27 a 30 de maio, foi promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (através da sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação), pelo Sampa.org e pela RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor.

Foram mobilizados profissionais, voluntários, autoridades e demais interessados no tema, para a discussão e definição de estratégias de inclusão e equiparação de oportunidades para a população brasileira, em relação aos recursos das tecnologias de informação e comunicação existentes. Um dos objetivos desse segundo encontro foi dar continuidade ao estabelecido em sua primeira edição, realizada em 2001.

A sessão de abertura abordou o tema: “Inclusão digital, inclusão social e Cidadania”. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer diversos tipos de experiências e abordagens relacionadas à proposta de inclusão digital, participando de diversas oficinas.

As conclusões constam de um relatório preliminar, organizado pelos integrantes da comissão organizadora - Rodrigo Assumpção, secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Paulo Lima, diretor-executivo da RITS; Maurício Falavigna, jornalista, representante do projeto Sampa.org e Yuri Brancoli, gerente de projetos da Secretaria de Logística e Informação. O documento estará disponível no site www.inclusaodigital.org.br, para consulta e comentários.

Composto de 115 ítens, ele apresenta considerações gerais sobre: Inclusão digital, Financiamento, Trabalho e renda, Telecentros, Capacitação e Educação formal. É dividido em cinco capítulos: I - Conectividade, redes, padrões tecnológicos e universalização do acesso; II - Direito à informação, produção de conteúdos, apropriação tecnológica e comunicação comunitária; III - Privacidade e segurança; IV - Acessibilidade e Pessoas portadoras de deficiências; V - Monitoramento e pesquisa sobre projetos de inclusão digital.

O presidente da Acessibilidade Brasil, Guilherme Lira, convidado pela comissão organizadora, participou de oficinas de Acessibilidade e Conteúdo, entre as muitas que constaram da programação, por ele considerada da maior importância e oportunidade.

Fontes: sampa.org; ecologiadigital.net; interlegis.gov.br; viaforum.com.br.