Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Palestra de incentivo à acessibilidade em sítios públicos

Local: Brasília

Facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais à rede mundial de computadores e em especial aos sites de serviços públicos governamentais, é o tema da palestra “Acessibilidade para Sítios Públicos Brasileiros”, que ocorre dia 30 de setembro, das 14h às 17h, no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

<%image(20030822-72_1.jpeg|240|157|Ney Leal e Guilherme Lira durante a palestra)%>


O evento, promovido pelo grupo de trabalho “Universalização de Serviços”, do Comitê Executivo do Governo Eletrônico, é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação.

Na pauta, a utilização dos princípios de Acessibilidade à Internet (Web Accessibility Initiative - WAI), - que vão desde o fornecimento de uma descrição textual das imagens em legendas de som, até a navegação através do teclado - nos quase três mil sítios públicos brasileiros, em atendimento à Lei Federal de Acessibilidade (Lei nº 10098, de 19/12/2000).

A WAI é uma entidade internacional e conta com o apoio de organizações como o Departamento de Educação dos EUA, o Programa Sociedade da Informação da Europa, o Escritório de Indústria do Canadá, Microsoft, IBM, SAP, Verizon e Wells Fargo. A iniciativa é parte de um esforço mundial para a adoção de regras básicas para a concepção e a disposição de informações na Internet, de modo a facilitar o acesso a pessoas com necessidades especiais, deficiências e idosos.

O governo português é pioneiro no assunto, tendo adotado esses procedimentos em 1999. As discussões estão adiantadas no âmbito da União Européia. No Brasil, segundo o Censo 2000, cerca de 24,3 milhões de pessoas são portadoras de deficiências. A palestra do dia 30 de setembro também visa enfatizar as diretrizes do Programa Governo Eletrônico, no que se refere à universalização do acesso à rede mundial de computadores.

Mais um dos objetivos dos organizadores é intensificar a troca de experiências. O evento contará com a participação do português Francisco Godinho, do Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC), e de Guilherme Lira, Presidente da Acessibilidade Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Fonte: Acessibilidade Brasil