Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Prêmio Claudia para militantes em ações sociais

Local: Rio de Janeiro

Cinco mulheres que representam ONG’s e Entidades de cunho social e sem fins lucrativos, receberam no dia 15 de outubro o Prêmio “Claudia Mulher do Ano”, promovido desde 1996 pela Revista Claudia.

A grande vencedora foi a advogada Nazaré Gadelha, defensora dos direitos humanos do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Diocese, no Acre. Há mais de 25 anos ela atua nos processos de abuso sexual de crianças e adolescentes, exploração de mão-de-obra de trabalhadores rurais, entre outros.

Nazaré Gadelha, que desde 1995 sofre ameaças de morte por sua atuação nas denúncias contra o tráfico, foi testemunha na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, do Congresso Nacional, sobre a existência de grupos de extermínio organizados e de narcotráfico no Acre.

As outras quatro vencedoras foram Célia Destri, fundadora da Associação das Vítimas de Erros Médicos; Glória Perez, pela atuação em campanhas sociais em suas novelas; Milu Vilella, criadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, e Vanete de Almeida, coordenadora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais no Sertão Central de Pernambuco e da Rede Latino-Americana e do Caribe das Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Entre as finalistas destacaram-se Ana Lúcia Soares, coordenadora do projeto Surdodum, que integra banda e aulas de percussão para deficientes auditivos em Brasília, e Marta Gil, gerente da Rede SACI, que reúne pesquisa de softwares adaptados a deficiências visuais e motoras, portal de internet e centros de informação e convivência.

Fonte: Acessibilidade Brasil