Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Banco do Brasil entrevista Guilherme Lira

Local: Rio de Janeiro, RJ

Durante entrevista concedida à repórter do Banco do Brasil, Tatiana Wittmann, sobre o trabalho da Acessibilidade Brasil, Guilherme de Azambuja Lira anunciou uma campanha para que os sites, de modo geral, facilitem a navegação de deficientes visuais e auditivos.

Lira informou à jornalista que a Acessibilidade Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), constituída por especialistas da área de educação especial, professores, engenheiros, administradores de empresas, arquitetos, desenhistas industriais, analistas de sistemas e jornalistas.

E frisou: “Acreditamos que as novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente a Internet, potencializada por recursos de multimídia, assumem um papel relevante como fator de inclusão social da população com necessidades especiais.”

Entre os objetivos da Oscip estão o desenvolvimento de estudos e projetos que privilegiem a inserção social e econômica das pessoas portadoras de deficiências, a disseminação das normas nacionais e internacionais de acessibilidade e a implementação e manutenção de páginas na Internet que atendam às necessidades especiais dos usuários, segundo o conceito de acessibilidade.

Lira informou que no Brasil é adotado o modelo inglês, do Comitê Gestor da Internet (W3C/WAI), também adotado na comunidade européia, Estados Unidos e Austrália. Ele tem convicção de que a Internet - mídia que pode agregar outras mídias - precisa ter acessibilidade: "O governo deve encabeçar esta atitude e dar o exemplo.”

Acessibilidade dos sites públicos

Falando sobre as primeiras ações da OCIPE que preside, Lira destacou uma promoção realizada no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em 30 de setembro passado, que reuniu gestores de sites públicos brasileiros.

Naquela oportunidade, em uma palestra, ele frisou a importância de utilização dos princípios de Acessibilidade à Internet (Web Accessibility Initiative - WAI, nos sites públicos brasileiros. Eles vão do fornecimento de uma descrição textual das imagens em legendas de som à navegação através do teclado.

A apresentação desses princípios foi feita pelo engenheiro Francisco Godinho, do Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação CERTIC, de Portugal, especialmente convidado para o evento.

Guilherme de Azambuja Lira concluiu a entrevista afirmando que considera positivos os resultados dessa iniciativa, pois o Programa Governo Eletrônico anunciou que até julho de 2003 pretende deixar os atuais três mil sites públicos brasileiros acessíveis para os portadores de deficiências.

Fonte: Acessibilidade Brasil