Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Trabalho social no Parque do Ibirapuera

Local: São Paulo/Spsp

A visão que, nos últimos anos, os moradores do bairro de elite da cidade de São Paulo têm do Parque Ibirapuera, é a de um local abandonado, considerado perigoso e freqüentado à noite por homossexuais.

Seria, portanto, um espaço de baixa procura, não fosse a iniciativa da fonoaudióloga Selma Reyes de atrair o interesse e apoio da prefeitura, no sentido de transformar o local em laboratório social.

O projeto Crer-Ser, desenvolvido por Selma, vem tomando corpo: por meio de convênios com empresas, estimula jovens entre 15 e 20 anos, dedicados à jardinagem, a trabalhar e a voltar aos estudos.

Selma tinha planos de transformação do parque em um laboratório para experimentos de inclusão social com idosos e portadores de deficiência física e mental. Mas ao observar que os mais carentes ficavam próximos, pedindo esmolas e tramando furtos, resolveu incluir neles as crianças e adolescentes.

Com a criação de oficinas ao ar livre, a fonoaudióloga aliou à preservação do parque o aprendizado dos menores, dando-lhes a oportunidade de formação profissional.

Para democratizar a frequência e tornar a parque acessível e agradável, a prefeita solicitou às associações de defesa dos homossexuais a criação de um código de convivência naquele local.

Fonte: Folha de São Paulo