Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Brinquedos especiais para crianças portadoras de deficiências

Local: Rio de Janeiro, DF

Além de dedicada aluna no último período do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Moacir Bastos, em Campo Grande, RJ, Joice Puchalski traz muitas informações importantes, que utiliza na atividade profissional, de sua experiência profissional.

Vítima da poliomielite e limitada pelo uso da cadeira de rodas até os oito anos de idade, não contou com muitos brinquedos para brincar. Hoje, é criadora e fabricante de 30 brinquedos capazes não só de encantar mas também ajudar o tratamento de 22 pequenos que enfrentam dificuldades como a afasia, a gagueira, a surdez, distúrbios de aprendizagem, autismo e síndrome de Down.

Entre as peças, um bebê fabricado com tecido que imita a pele, para que as mamães aprendam a massagear os filhos e a lidar com a psicomotricidade. Outra é uma caixa grande de madeira, com janelas de vidro transparente, lâmpadas e transparências com sílabas, palavras e figuras. Ou ainda, o boneco articulado, com quase um metro de altura, projetado para ajudar a desenvolvimento da noção de esquema corporal.

O problema é que, sem os pais, falecidos com poucos anos de diferença, Joice só conta com uma pequena pensão para educar um irmão de 14 anos, continuar os estudos e manter suas pesquisas e invenções. Mesmo assim, não perde a criatividade, nem a esperança. E mantém vivos os seus projetos.

Fonte: Setor3.com.br