Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Secretária de Ensino Fundamental planeja mudanças

Local: Brasília, DF

Maria José Feres planeja mudar, com urgência, o sistema de concessão da Bolsa-Escola (R$15 por aluno, até o máximo de três filhos), e repassar um valor global, ainda não determinado, à família. Dessa forma, todas as crianças em uma mesma casa deverão freqüentar as aulas.

A secretária reconhece, no entanto, que para promover a inclusão de uma criança, não basta facilitar seu acesso aos bancos escolares: “Essa inclusão é falsa. A criança tem que aprender. Qualidade hoje significa garantir a aprendizagem, enfrentar as dificuldades e saber enfrentar as diferenças dos alunos.”

Segundo Maria José, a escola tradicional excludente nunca enfrentou a dificuldade de aprendizagem do aluno: ”Dava pau no menino e o menino ia embora.” A nova secretária entende a bolsa como parte de um projeto político-pedagógico, no qual a criança merece uma atenção integrada.

Frisa que não se trata apenas de uma questão de método, ou de uma questão social: “Corremos o risco de manter aquela concepção muito atrasada, de que o menino não aprende porque é pobre.”

Para a implementação dessa linha de trabalho, além de valorizar os programas de formação continuada para professores, ela buscará maior articulação com o Saeb - Sistema de Avaliação do Ensino Básico, Secretaria de Ensino Superior e Secretaria de Educação à Distância.

Fonte: O Globo