Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Deficiente visual tem acesso à Internet

Local: São Paulo, SP

A Biblioteca Braille, localizada no Centro Cultural São Paulo, passa a oferecer, ainda em maio, uma novidade aos freqüentadores com deficiência visual: o acesso grátis à Internet. Para isso, contará com 17 computadores conectados em rede a um servidor.

Um programa Home Page Reader, desenvolvido pela IBM (que há pelo menos três anos já tem versão em português), fará a narração e a reprodução do conteúdo dos sites. Para que seja iniciado o processo de leitura em voz alta, masculina ou feminina, será suficiente que o usuário encoste o mouse no texto. Encostado em uma imagem, a mesma trará um link com a legenda, cuja leitura será feita pelo programa.

Em 90 dias, a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais – Avape, em Santo André, deve ganhar 16 máquinas que permitirão a audição do conteúdo dos sites por pessoas com deficiência visual.

Trata-se, realmente, de uma tecnologia inovadora. Mas para que seu uso corresponda à expectativa, vale observar se o código com que foi construído o site e os programas que são lidos pelo HPR foram desenvolvidos segundo os princípios de acessibilidade. Outra dúvida se relaciona com a possibilidade de uso do mouse, sem muita dificuldade, pela pessoa cega.

Fonte: Folha Online