Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Dia 21 de setembro: a luta continua

Rio de Janeiro, RJ

Chegamos, mais uma vez, à comemoração do Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência. A data, instituída em 1982, renova e estimula a ação de cerca de 24 milhões de brasileiros privados de visão, audição ou movimento, na reivindicação de seus direitos.

Também representa um momento ideal para a reflexão de toda a sociedade em torno de questões como a participação e a cidadania. Cada cidadão brasileiro deve avaliar o que faz e o que ainda pode fazer - na vida diária, nas relações sociais, na administração de uma empresa - para a inclusão de pessoas que, por algum motivo sejam portadoras de deficiências.

Quantas vezes o portador de deficiência é percebido ou tratado de modo inadequado, como se fosse incapaz de aprender, executar uma tarefa, participar da vida familiar, de um compromisso social... Por isso, muitos são excluídos, o que - além de ser um limite para sua realização pessoal - provoca uma perda irreparável para a coletividade, em competência, produção, solidariedade e civismo.

Verdade que a luta continua e algumas leis acenam com melhoras. Por exemplo: a Lei de Acessibilidade (Lei 10 098 de 19/12/2000) está prestes a ser regulamentada. Com ela, portadores de diversos tipos de deficiência terão, entre outras, garantias de melhores condições de trânsito por ruas e edifícios, de comunicação, de acesso à tecnologia.

Mas tão essencial quanto o cumprimento dessa e de outras determinações legais, será o grau de conscientização de nosso povo. É preciso que ele assuma - a exemplo do que ocorre em relação ao direito dos brasileiros, de modo geral - a bandeira pela garantia e pelo respeito aos direitos específicos do cidadão portador de deficiência.

Este passo será decisivo como demonstração de uma sociedade verdadeiramente democrática.

Fonte: Acessibilidade Brasil