Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Utilize o primeiro programa nacional para a avaliação da acessibilidade de sites

Rio de Janeiro, RJ

O “da Silva”, que já pode ser utilizado por meio desta página, é o primeiro avaliador de acessibilidade de sites no nosso idioma. Trata-se de um programa de computador criado pela Acessibilidade Brasil com essa finalidade, diante da dificuldade de utilização apenas de programas em inglês. Construído segundo os princípios do W3C/WAI, o “da Silva” não sem despreza aspectos observados em nossa realidade e experiência com o tema.

Ao ser acionado, ele “lê” o site e acusa erros como, por exemplo, um link sem texto ou qualquer outro elemento fora das regras de acessibilidade. Ajuda na construção e manutenção do site, assim como na avaliação de páginas, a qualquer momento. É, também, um recurso de orientação para os administradores de sites que querem facilitar o acesso à rede, em situações que exigem a criação de programas e informações flexíveis e meios que favoreçam o acesso intuitivo.

É o que deve ser proporcionado tanto às pessoas portadoras de deficiência quanto às que apresentam dificuldades como a baixa escolarização, a idade avançada e a pouca familiaridade com o computador, ou usam computadores antigos. Outra vantagem de um site acessível é tornar-se mais leve, o que faz com que carregue mais rápido e tenha seu rendimento melhorado.

Combatendo a exclusão

No Brasil existem 9 milhões de internautas. Cerca de 24,3 de milhões de portadores de deficiência estão fora desse grupo. Para acessar a rede, essas pessoas, de modo especial - cerca de 14,5% da população - precisam de condições adequadas, semelhantes àquelas de que necessitam para o uso de transporte coletivo, calçadas, elevadores, espaços de lazer - geralmente planejados para quem anda, fala, ouve e enxerga.

Este é um motivo que nega ao portador de deficiência o exercício de sua cidadania no gozo de oportunidades de comunicação, informação, negócios, cultura e lazer, abertas pela Internet. São 5,7 milhões com alguma ou grande dificuldade para ouvir; 16,5 milhões com alguma ou grande dificuldade para enxergar; 2,8 milhões com deficiência mental permanente e 1,4 milhão com deficiências físicas (tetraplegias, paraplegias ou hemiplegias).

A acessibilidade na rede é, no entanto, recomendada pelo WAI - Web Acessibility Initiative, lançado em 1997 pelo W3C - World Wide Web Consortium, organismo responsável pelas regras mundiais relacionadas com a Web (como os protocolos e o uso do HTML). No documento Web Content Accessibility Guidelines1.0 (Diretrizes de acessibilidade do conteúdo da Web 1.0), de 1999, o W3C/WAI define 14 diretrizes a serem seguidas pelos criadores de sites.

Os primeiros parâmetros de acessibilidade na Internet surgiram em 1997, por iniciativa do Canadá, Estados Unidos e Austrália, com a criação de programas de avaliação, como o Bobby, da Cast (hoje Watchfire), todos disponíveis apenas na língua inglesa, o que nem sempre facilita seu uso por administradores de sites.

Com acesso gratuito

O “da Silva” é apresentado em português, inglês e português de Portugal. Está previsto em duas versões: Desktop, para ser instalada no programa Windows - ainda não implantada - e Web, que pode ser usada em qualquer navegador - já disponibilizada nesse site. Basta digitar a URL (endereço do site), o programa avalia as páginas gerando um relatório dividido em 3 Prioridades e links relacionados. Apoiado em uma base de dados, faz sua avaliação.

Em relatório, o avaliador informa todos os erros encontrados, por exemplo, a inexistência do ALT, um atributo para a descrição de todas as imagens ou objetos a ela associados, essencial para a informação do usuário cego. Embora não seja um orientador e sim um recurso auxiliar para alcançar a acessibilidade, suas informações podem ser usadas pelo administrador do site ou mesmo por uma pessoa familiarizada com a Web, para as correções. Em casos mais complexos, elas devem ser feitas por um especialista.

Para acesso à versão Web do “da Silva”, basta clicar no link Avaliador OnLine.
Faça o seu cadastro, pois os administradores do projeto desejam manter uma valiosa troca de impressões com você. No futuro, o novo programa poderá incorporar o produto dessa interação e estará disponível em outros idiomas.

Qualquer dificuldade no acesso ao novo avaliador pode ser esclarecida por meio de mailto: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



Fontes: Censo 2000 / Acessibilidade Brasil