Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Assessores de Informática das empresas públicas estaduais assistem palestra sobre acessibilidade

Rio de Janeiro, RJ

Realizou-se, ontem, no Proderj, mais um Fórum de Assessores de Informática, com o objetivo de apresentação e discussão de temas de interesse técnico. Convidado por Tereza Porto e Paulo César Coelho, respectivamente presidente e vice-presidente da instituição, Guilherme Lira, presidente da Acessibilidade Brasil, falou sobre o tema “Acessibilidade e Inclusão”.

Entre outros aspectos, Lira destacou a reduzida abrangência da Internet em nosso país, onde praticamente uma pequena área da região sudeste é atendida. Tendo como referência o conceito de Desenho Universal, parte das recomendações do W3C segundo o qual todas as pessoas devem ter possibilidade de acesso ao computador, o presidente da Acessibilidade Brasil comentou a necessidade de estreita relação entre acessibilidade e usabilidade para garantir ao usuário a equiparação de possibilidades de uso, tolerância ao erro e uso intuitivo do computador e da rede.

Facilitar o manejo e a leitura

Diante de dados que colocam o Brasil em 17º lugar em automação do governo eletrônico e informam que 99,99% dos sites públicos não são acessíveis, Lira lembrou a necessidade de atenção de seus construtores e administradores para as dificuldades de elevado número de “analfabetos funcionais” existentes em nosso país. “São 54 milhões de brasileiros que conseguem ler e escrever apenas cinco palavras, e para eles, a exemplo do que ocorre com os usuários idosos e portadores de deficiência, deve ser facilitado o acesso ao computador e à rede.”

Lira lembrou os programas disponíveis para a avaliação de acessibilidade dos sites, como o Bobby e o Cynthia, em língua inglesa, e o “da Silva”, o primeiro em português, criado pela Acessibilidade Brasil. O público presente pôde acompanhar a avaliação de algumas páginas, bem como a orientação cabível em cada caso, mediante acesso ao site www.acessobrasil.org.br .

Após à palestra, o vice-presidente do Proderj, Paulo César Coelho, afirmou que a acessibilidade depende de um esforço integrado e coletivo, do qual os interessados não devem desistir. E informou a intenção de formalizar, com a Acessibilidade Brasil, uma parceria para a capacitação de pessoal que mantenha esse trabalho.

Projeto Info-Via.RJ

Coube ainda ao vice-presidente do Proderj a apresentação da palestra seguinte, que informou sobre a 1ª. fase de 2004 do projeto Info-Via.RJ, do Governo eletrônico do Rio de Janeiro. A proposta é atender 92 municípios em 3 anos, por meio de instalação de cinco pólos regionais, utilização do anel ótico da Rede Rio - DWDM, rede sem fio e outra tecnologias, como a energia elétrica.

O projeto tem como metas o Programa de inclusão digital, a expansão e modernização da infra-estrutura de comunicação do governo eletrônico, a troca de informações entre órgãos do governo, a atualização tecnológica da rede acadêmica e novas demandas de aplicação. O Info-Via.Rio reúne em parceria: Proderj, Faperj, Cederj, setores/órgãos do poder executivo e estadual, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério das Comunicações.

Coelho também registrou a necessidade de uma nova organização dos assuntos e agrupamento e criação de novos grupos temáticos, propondo a criação do grupo que tratará dos temas ligados ao governo eletrônico e às diretrizes para a construção de sítios com usabilidade e acessibilidade.

Encerrando o evento, a presidente do Proderj ressaltou a aprovação do Info-Via.RJ pela governadora Rosinha Garotinho, que já o incluiu entre as prioridades do seu governo.