Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Parceria entre Serpro e Acessibilidade Brasil beneficia acesso de pessoas com deficiência à Internet

Rio de Janeiro, RJ

Uma contradição sempre ressaltada por Guilherme Lira, presidente da Acessibilidade Brasil, é a colocação de nosso país em 14º lugar no mundo quanto à disponibilização de serviços públicos pela Internet e a pouca preocupação em possibilitar o uso desses serviços também às pessoas com necessidades especiais. Lira frisa que a maioria dos sites públicos brasileiros tem pouca ou quase nenhuma acessibilidade.

O Serpro é uma das poucas exceções. Marcos Kinsky, coordenador do Comitê de Acessibilidade em Web da instituição e deficiente visual, observa que o termo acessibilidade está ligado à superação de barreiras, conforme prevê o artigo 5º da Constituição Federal (dos Direitos e Garantias Fundamentais): todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza.

Kinsky também destaca a necessidade de eliminação das barreiras físicas existentes, para que as pessoas com necessidades especiais possam exercer sua cidadania e interagir com o mercado. E garante: Essas barreiras são perfeitamente evitáveis.

Uma providência que atesta o interesse do Serpro na disseminação dos princípios de acessibilidade é o acordo com a Acessibilidade Brasil, que será assinado em Brasília, na próxima sexta-feira, por seus representantes Sergio Cangiano, diretor do Serpro, e Guilherme Lira, presidente da OSCIP.

A parceria prevê o apoio desta instituição ao Serpro na adequação e na avaliação da acessibilidade do seu portal, bem como na capacitação de seus desenvolvedores e webdesigners, e a indicação da Acessibilidade Brasil pelo Serpro para a disseminação dos princípios de acessibilidade.

Fonte: www. serpro.gov.br