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Comerciários se preparam para melhor atendimento a clientes com deficiência auditiva

Vitória/ES

Em iniciativa pioneira, um grande centro comercial desta cidade oferece aos seus vendedores, seguranças e atendentes – a possibilidade de freqüentar, mediante o pagamento de uma taxa de $30,00, um curso de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais. O curso tem duração de três meses e é coordenado por André Monjardim, presidente da Associação de Intérpretes de Sinais do Espírito Santo (Interlibras).

A medida visa a capacitação dos funcionários do shopping para melhor atendimento aos freqüentadores com deficiência auditiva, que se ressentem de comunicação adequada durante sua permanência e compras nas diversas lojas. A grande Vitória tem 44 mil habitantes surdos e em todo o estado do Espírito Santo há cerca de 100 mil.

Boa parte dos lojistas reconhece no aprendizado dos seus funcionários uma possibilidade de melhor atendimento aos clientes com deficiência auditiva e dispensa do trabalho os interessados, a tempo de freqüentarem as aulas, às 19 horas, no auditório do próprio centro comercial.

Fonte: “A Gazeta” - 27 de maio de 2004