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Informações em braile nas embalagens, um direito do consumidor

Rio de Janeiro, RJ

A Organização Mundial de Saúde-OMS estima que existem em todo o mundo 45 milhões de pessoas com cegueira e 135 milhões com baixa visão. No Brasil, o número de portadores de algum tipo de deficiência visual chega a 3,5 milhões.

Só recentemente, no entanto, o comércio e a indústria começam a reconhecer que, como qualquer outro consumidor, esse enorme contingente de pessoas necessita de meios para identificar, selecionar e comprar qualquer artigo disponível em lojas e supermercados.

Essas condições já existem na transcrição, em braile, do nome e de uma ou outra informação que aparecem nas embalagens de determinados produtos. Mas há, também, queixas de que muitas vezes essa transcrição é ilegível e anula a intenção de prestar um serviço adequado ao consumidor por parte de seus autores.

Mesmo com tais problemas e em número ainda reduzido diante da demanda, esses esforços para facilitar as boas compras do deficiente visual devem ser valorizados. E despertar a atenção de todos os fabricantes e revendedores de produtos - sabendo-se que a ABTN está voltada para o assunto e tenta formular normas para sua regulamentação.

Fonte: Revista Época – Edição 322 – 19 de julho de 2004.
Consultoria: Lêda Spelta