Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Primeiro turno das eleições não respeitou voto de eleitores com deficiência

Rio de Janeiro, RJ

A falta de acessibilidade que dificultou ou impediu o voto de eleitores com deficiência no primeiro turno da eleição de prefeitos e vereadores, em todo o país, motivou um protesto de Antonio Carlos Coelho e Andrea Bezerra de Albuquerque, do Multiplem - Grupo de abordagem Multidiciplinar das Terapias de Esclerose Múltipla e Movitae - Movimento em Prol da Vida.

Em e-mail recebido e divulgado por Regina Cohen, do Núcleo Pró-Acesso – UFRJ - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e candidata ao cargo de vereadora, eles afirmam:

“Nos dias que seguiram às eleições municipais não faltaram elogios sobre o processo eleitoral alcançado pelo Brasil. Agilidade, pouca fila e apuração eficiente foram as palavras-chaves sobre o assunto. Gostaríamos de dizer que isto não reflete a verdade ou opinião de toda sociedade civil, não podemos nos calar quando sabemos pelas próprias dificuldades que enfrentamos, que a situação não é esta.Falta muito para termos um processo eleitoral que respeite direitos iguais, sabendo que sobram escadas nos locais de votação.
A pergunta é: Teremos evoluído até o 2o. turno no próximo domingo?
Se eu não voto nem justifico sou punido, pois é meu dever, certo?
Não resolve o “jeitinho” brasileiro, reconhecemos e agradecemos a solidariedade humana, apenas não queremos mais ser expostos a constrangimentos e desejamos a nossa dignidade respeitada! Acessibilidade é palavra bonita, politicamente correta, mas para isso virar fato, de quantas eleições precisaremos?
E meu DIREITO de VOTAR, que foi descumprido, violado? Quem vai justificar?“

Regina, que teve como lema de sua campanha “Uma cidade acessível para todos”, revelou sua total concordância com os termos do e-mail de Antonio Carlos e Andrea. E também destacou: “Entre cerca de 15 candidatos com deficiência, nenhum foi eleito. Continuaremos sem representação do movimento e com outros políticos falando por nós, levantando nossas bandeiras e brigando por nossos direitos. ”

Fonte: Regina Cohen
Contato com Antonio Carlos Coelho e Andrea Bezerra de Albuquerque: fone-fax 11-36737677
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. http://www.multiplem.org.br e http://www.movitae.bio.br