Estações de trens de São Paulo ganha telefones para deficientes auditivos
Os usuários da paulistana Estação Ipiranga, da Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), contam agora com um TDD (Telecomunication Device for the Deaf), siga em inglês equivalente a “aparelho de telecomunicação para surdos”. O equipamento permite às pessoas com deficiência auditiva ou de voz se comunicarem por telefone.
Ele está localizado na plataforma 01, próxima à sala de chefia, na área paga, para inibir a ação de vândalos. Com esse novo telefone instalado, sobe para dez o número de estações da CPTM com TDDs. Além de Ipiranga, estão equipadas Barra Funda, Francisco Morato, Lapa, Santo Amaro, Tatuapé, Guaianazes, Santo André, São Caetano e Mauá. As próximas estações a receberem o TDD são: Luz, Lapa (Linha A) e Água Branca.
Lançado em 2001, o TDD consiste em um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD diretamente, possibilitando a comunicação entre duas pessoas com deficiência, sem o auxílio de telefonista.
Para a pessoa com deficiência se comunicar com alguém, basta discar o número 1402. Uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Esse, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita. O usuário especial também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 1402 e informe o número do TDD.
Fonte: Terra Informática