Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Ação de voluntários da ONU dá apoio a contratação de deficientes

O trabalho desenvolvido por dois integrantes do UN Voluntários (Programa de Voluntários das Nações Unidas) já colaborou para a inclusão no emprego de pelo menos 100 deficientes físicos. Eles ajudaram empresas como IBM, American Express e Pancary a adaptarem seus ambientes de trabalho para receber profissionais com necessidades especiais.

Esse suporte técnico vai desde a identificação de locais onde há a necessidade de instalação de rampas para o acesso com cadeiras de rodas e afixação de placas com sistema braille, até a sensibilização dos demais funcionários para prevenir qualquer tipo de preconceito com os novos contratados.

A iniciativa é interessante para as empresas, pois “tem um custo operacional baixo e proporciona um impacto institucional bastante positivo”, segundo Roberto Felício, idealizador do projeto e voluntário. “Por outro lado, o projeto favorece a contratação de pessoas que até então estavam fora da disputa por um emprego naquela empresa”, completa.

Segundo o UN Voluntários, existem aproximadamente 6 milhões de deficientes físicos em idade economicamente ativa. Deles, um milhão exercem algum tipo de trabalho informal e apenas 158 mil estão empregados legalmente, com garantias trabalhistas e benefícios.

Para tentar amenizar esse problema, a legislação determina que todas as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a contratar pessoas com deficiência em proporções que variam de 2% a 5%, conforme o número de empregados.

Fonte: PNUD Brasil