Programa ajudará crianças com problemas auditivos em Brasília
O Centro Educacional da Audição e Linguagem (Ceal), lança hoje (10) em Brasília, o Programa Aprendendo a Escutar (PAE). Gratuito e direcionado às crianças de baixa renda com idade de até 3 anos, o projeto objetiva minimizar o trauma da surdez, estimular o desenvolvimento infantil e facilitar o implante coclear - que consiste na instalação de um aparelho de ponta na parte interna da orelha, que recebe sinais elétricos e os envia para o cérebro.
Serão 30 participantes, mas a intenção é ampliar o atendimento. O PAE é desenvolvido experimentalmente há um ano. São cinco fonoaudiólogos, três professores de educação física e psicomotora, e um de artes. As crianças recebem atenção individualizada por três horas, em dois dias na semana. O tratamento é acompanhado pelos pais, que recebem orientações sobre os cuidados em casa. Em um ano, alguns pacientes com deficiência auditiva grave já conseguiram falar as primeiras palavras.
A prioridade para crianças nessa faixa etária se dá porque elas apresentam um progresso mais significativo. Os primeiros testes foram realizados há dez anos. O grande diferencial em relação ao aparelho convencional é a eficiência - pois o novo método consegue reverter os casos mais graves.
Fonte: ANDI