Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

A Acessibilidade Brasil inaugura o Telecentro Acessível de Taguatinga

A Acessibilidade Brasil foi fundada com a missão de disseminar a acessibilidade digital e desenvolver ações que privilegiem a inclusão digital de pessoas com deficiência.

Entre seus projetos mais recentes, está o de instalação e funcionamento de unidades comunitárias para atendimento simultâneo a pessoas com ou sem deficiência.

Com esta perspectiva, inaugurou em Brasília, a primeira unidade com essas características - o Telecentro Acessível de Taguatinga - em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O atendimento, inteiramente gratuito, será feito por um quadro de profissionais especializados, e a metodologia incluirá recursos da tecnologia assistiva, criados para que cada usuário, segundo seu tipo de comprometimento (sensorial, físico, cognitivo) a acessar e a utilizar o computador.

É, por exemplo, o caso de um extensor para os dedos, que pode ajudar alguém com pequeno comprometimento motor a alcançar perfeitamente o teclado. Ou de um leitor de tela, que permite ao cego navegar na internet. Ou, ainda, de um ampliador de caracteres - digital ou através de lupa especial – que possibilita a quem tem baixa visão o acesso a um texto disponibilizado no monitor do computador.

A informática e seus subprodutos possibilitam à humanidade uma crescente busca de comunicação e informação, fenômeno que se reflete em maiores oportunidades de educação, cultura, lazer, pesquisa, participação, conhecimento e intercâmbio.

No Brasil, este ainda tem sido privilégio de uma minoria, da qual são excluídos o idoso e a pessoa com deficiência, seja por falta de condições materiais de acesso ao próprio aparelho ou por dificuldades individuais para lidar com ele.

Estas dificuldades se acentuam diante do expressivo contingente - 24,5 milhões - de pessoas com deficiência no país. Em relação ao idoso, o Brasil é o oitavo, no mundo, em maior número (Pnda/ 2004/Ibge). São 17,6 milhões, 9,7% da população total. Um terço dessas pessoas está no mercado de trabalho e 27% das mulheres idosas engrossam as fileiras das que sustentam suas famílias.

Diante dessa realidade, é justo o esforço dos especialistas na criação de novas tecnologias que facilitem o acesso à informática.

Princípios internacionais de acessibilidade orientam a construção de sítios na internet, programas de computador e equipamentos de informática.

No Brasil, o Emag - “Recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do governo brasileiro na internet”, produzido pelo governo eletrônico, estabelece a acessibilidade para o uso de computadores, programas, internet e meios utilizados por essas tecnologias (como os sítios ou os terminais bancários).

O Telecentro Acessível de Taguatinga fica em C5, Lote 6, Loja 3 (próximo à Praça do Relógio e à Delegacia Policial de Taguatinga). Para contato, ligar 3201-0069 ou 3201-0067.
<%image(20060512-Fachada.JPG|336|448|foto da fachada do telecentro)%>