Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Seleção de Futebol para Cegos participa de evento da Copa do Mundo

A equipe brasileira embarcou ontem para Berlim, na Alemanha e no dia 26 toma parte no Desafio Internacional de Futebol para Cegos, junto de algumas das grandes equipes da modalidade, como Inglaterra, Espanha e França. O evento integra a programação oficial da Copa do Mundo e será realizado no August Bier Platz, próximo ao Estádio Olímpico.

Esta é uma das promoções criadas para dar início à Copa do Mundo. A organização é da Associação Alemã de Esportes para Cegos e Deficientes Visuais e da Associação Alemã Social, numa demonstração para os alemães e para turistas de todo o mundo do que é e de como é praticado o futebol para cegos. Também participam da realização a FIFA, a UEFA e a Federação Internacional de Esportes para Cegos e Deficientes Visuais-IBSA.

A equipe brasileira é formada pelos atletas Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos (Campina Grande/PB); Damião Robson de S. Ramos (João Pessoa/PB); Aderson Dias da Fonseca (Rio de Janeiro/RJ); Severino Gabriel da Silva (João Pessoa/PB); Ricardo Steinmetz Alves (Porto Alegre/RS); Selmi Silva Nascimento (Salvador/BA); Patrick da Silva de Oliveira (Vila Velha/ES).

Compõem a Comissão técnica: Mário Sérgio Fontes (Curitiba/PR) - Chefe de Delegação; Antônio de Pádua do Nascimento (João Pessoa/PB) e Roderley Ferreira (Curitiba/PR) - Técnicos.

No dia 25, os atletas do Desafio estarão reunidos na Embaixada Britânica para participar de uma Conferência com a Imprensa.

Como é praticada a modalidade

O futebol para cegos, com algumas adaptações, tem as mesmas regras do futsal:
- dentro da bola existe um guizo, que serve para orientação dos atletas;
- nas laterais da quadra há bandas laterais que limitam o diâmetro da quadra, além de dar continuidade ao jogo;
- os jogadores jogam vendados;
- os goleiros são videntes e os times utilizam um chamador atrás do gol (pessoa que orienta os atletas para o lado que a bola deve ser chutada).

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos para Cegos – CBDC