Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Pessoas com deficiência precisam de oportunidades no mercado de trabalho

No Rio de Janeiro, nos quatro primeiros meses deste ano, 211 pessoas com deficiência conseguiram trabalho por meio de agências estaduais, o que representa um ligeiro acréscimo em relação às 190 registradas no ano passado.

Nas duas agências de emprego da Prefeitura do Rio de Janeiro, inauguradas em agosto de 2005, apenas 58 pessoas com deficiência conseguiram um oportunidade de trabalho, havendo ainda 621 cadastradas.

O Secretário de Trabalho, Marco Antonio Lucidi, considera que os empregadores têm dificuldade para cumprir a lei 8.213, que obriga médias e grandes empresas a contratar de 2% a 5% de pessoas com deficiência, de acordo com o número de funcionários do seu quadro.

A justificativa apresentada se apoia na baixa escolaridade e na falta de qualificação dos candidatos. Ione Lima Ayres, responsável pelo setor de Recursos Humanos da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), afirma que
geralmente os portadores de deficiência têm apenas o nível médio incompleto e esse fator impede que muitos atendam a todos os requisitos exigidos pelos empregadores.

Segundo Ione, essa dificuldade exigiria também medidas de incentivo à qualificação desses funcionários por parte das empresas, pois quando eles têm uma oportunidade, costumam retribuir com sua capacidade de trabalho.

Fonte: Vida Ganha Extra – Valéria Maniero – Edição de 18 de junho de 2006