Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Equipe do Brasil é campeã da Copa IBSA de futebol para cegos

A equipe do Brasil, que é bicampeã mundial e campeã paraolímpica, acaba de tornar-se campeã da Copa IBSA América de Futebol para Cegos, realizada na última semana no Clube de Campo da Fundação Itauclube (Parque Ecológico da Represa de Guarapiranga – São Paulo).

A equipe brasileira venceu por 2x1 a final contra os paraguaios e manteve a artilharia da competição com 33 gols, sofrendo apenas um.

O Paraguai é o vice-campeão e o Chile ficou com a terceira colocação. Ricardinho, com onze gols, foi grande destaque da competição. Outro destaque foi João - um dos jogadores de decisão nos Jogos Paraolímpicos de 2004, quando sagrou-se artilheiro, com nove gols - que fez dez gols.

O time se destacou mais uma vez, mesmo com a equipe renovada, pois 50% dos jogadores que disputaram essa competição não estiveram em Atenas.

Até o final de 2006 a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos -CBDC realiza quatro jogos regionais, e a equipe brasileira deverá reunir-se pelo menos mais uma vez antes do Mundial, que será disputado pela Argentina, Brasil, Coréia, Espanha, França, Grécia, Japão, Senegal e Paraguai.

Os atletas convocados são: Anderson Dias e Sandro Soares (RJ), Andreonni Rego, Antonio Santos, Damião Ramos e Fábio Vasconcelos (PB), João Batista (MG), Ricardo Alves e Valmir Stein (RS), e Selmi Nascimento (BA).
Os técnicos são Roderley Ferreira (PR) e Antônio de Pádua do Nascimento (PB), além do coordenador da modalidade, Mário Sérgio Fontes.

Futebol para Cegos

O futebol para cegos tem as mesmas regras do futsal, com algumas adaptações:
- dentro da bola existe um guizo, que serve para orientação dos atletas;
- as laterais da quadra têm bandas laterais, que limitam o seu diâmetro, além de dar continuidade ao jogo;
- os jogadores jogam vendados;
- os goleiros têm visão normal;
- os times utilizam um “chamador” atrás do gol – que é a pessoa que orienta os atletas para o lado que a bola deve ser chutada.

Fonte: www.cbdc.org.br