Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Metrô de Belo Horizonte adota o Piso Podotátil

Este tipo de piso,instalado na Estação Vila Oeste do metrô da capital mineira, é tátil ao pé. Sua adoção, que visa orientar os deficientes visuais que embarcam e desembarcam na estação, representa mais uma medida da empresa para garantir a acessibilidade ao passageiro com deficiência.

Com o piso podotátil esse passageiro pode ser encaminhado às bilheterias, aos bloqueios e às plataformas de acesso. “A cerâmica tem relevos para permitir a percepção do deficiente visual”, explica João Marcos, gerente de implantação do metrô.

O gerente de projetos Pedro Victor Noronha acrescenta que a colocação do piso na Estação Vila Oeste foi um piloto de teste para balizar questões relacionadas à logística da obra, já que ela implica em alguns transtornos para usuários.

A Estação foi escolhida como a primeira a receber o piso, devido aos problemas que se apresentavam no antigo piso da estação e reclamavam reforma. Outro fator que influiu na escolha foi o menor porte da estação, que recebe menos usuários.

Pedro Victor afirma que a colocação do piso podotátil segue uma norma: “Todas as estações novas já vão nascer com este piso. As antigas terão que ser reformadas em um prazo de dez anos”.

Fonte: www.ctpu.gov.br