Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Dia da Acessibilidade é comemorado com Seminário na Câmara

A comissão criada para analisar o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais promoveu no último dia 5, a partir das 10 horas, no plenário 11, uma mesa-redonda para discutir o tema “Inclusão social na família, na escola e no trabalho”.

Participaram o deputado Eduardo Barbosa; a presidente da Associação Niteroiense de Deficientes, Tânia Rodrigues; o fundador do Comitê Paraolímpico e presidente da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico, João Batista Carvalho e a psicóloga especialista em deficiência auditiva, Luciana Serman.

O presidente da comissão, deputado Leonardo Mattos, que é cadeirante, elogiou a iniciativa da Câmara, lembrando que a Casa já oferece a Constituição em formato braile e promove ações para melhorar a acessibilidade física aos que têm dificuldade de locomoção. “São inúmeras as ações encaminhadas pela Câmara. Espero que isso seja seguido pelas assembléias legislativas e pelas câmaras municipais, e que essas sejam referência para toda a sociedade brasileira.”

O Programa de Acessibilidade da Câmara foi criado em março de 2004 e está focado em três áreas: na parte física dos edifícios que compõem a Câmara, no portal da Câmara na Internet e em projetos de comunicação, capacitação e sensibilização.

Entre outros produtos, o Portal da Câmara disponibiliza uma versão, em áudio, do Guia Legal para Portadores de Deficiência Visual, uma síntese da legislação brasileira direcionada às pessoas cegas. O site também tem uma versão em texto escrito do guia.

O portal, que traz o selo da Acessibilidade Brasil, permite o acesso a todo seu conteúdo por portadores de deficiência visual. Outras ações em fase de elaboração são a aquisição de impressoras em braile; uma nova sinalização visual em toda a Câmara com recursos táteis e sonoros; a adaptação de, pelo menos, um banheiro por andar de todos os quatro edifícios e a contratação de intérpretes de Libras para a programação da TV Câmara bem como para atuar nas recepções, eventos e visitas guiadas à Casa.

Durante as comemorações do Dia da Acessibilidade também foram realizadas apresentações de dança de deficientes visuais e de cadeirantes, performance teatral com o uso de linguagem de sinais (Libras) e uma demonstração de pintura com a boca pelo artista Clênio Ventura, que é tetraplégico. Foram expostas pinturas e esculturas feitas por artistas com síndrome de Down e com deficiências visuais.

Fonte: Agência Câmara