Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Academia do Rio recebe prêmio por Acessibilidade

A medalha de prata de acessibilidade é uma premiação da ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Representa um incentivo às empresas que cumprem as leis e oferecem condições para que a pessoa com necessidade especial freqüente, sem transtornos, suas dependências.

Não por acaso, a empresa premiada - a JB Gávea - não tem nome de Academia de Ginástica. Foi dessa forma que Jackie Bittencourt, sua orientadora, procurou traduzir a possibilidade de acesso e prática de todas as pessoas àquele espaço sem serem, necessariamente, ginastas.

Jackie Bittencourt sempre buscou desenvolver seu trabalho atendendo a grupos especiais, como cardiopatas, epiléticos, obesos e amputados. O primeiro foi com um paciente com paralisia cerebral, continuado com outros casos especiais.

Os esportes de base são os de longa duração e de aventura, sendo que atualmente Jackie treina um atleta maratonista que é bi-amputado e corre com prótese. Ela já desenvolve este trabalho há mais de 10 anos, embora com os cadeirantes sua experiência seja recente.

A primeira iniciativa da JB Gávea voltada para a acessibilidade foi a instalação de um banheiro adaptado aos portadores de necessidades especiais ou idosos com locomoção comprometida, que dependam, ou não, de acompanhantes.

Também foi feita a aquisição de aparelhos de musculação (Kinesis) e de uma plataforma vibratória (Power Plate) que atende a este grupo de freqüentadores.

A JB Gávea está situada em um prédio também adaptado para os grupos especiais, como vaga na garagem destinada à pessoas com deficiência, que ficam isentas da taxa de administração do Rio Park.

Os elevadores têm rampa para acesso das cadeiras de roda e idosos com difícil locomoção, com portas mais largas para que a cadeira passe sem dificuldade. A altura do bebedouro segue o padrão estabelecido pelas normas de acessibilidade.

Jackie, que em janeiro inicia o treinamento em LIBRAS para toda a equipe da JB Gávea, afirma: “O que mais me seduz é o desafio de ajudar o indivíduo a tornar-se mais capaz dentro da sua limitação”.

Fonte: Jackie Bittencourt