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Acessibilidade Brasil faz seu Balanço Social de 2006

Foi apresentado, em 26 de dezembro passado, para convidados, associados e parceiros, o Balanço Social 2006, da Acessibilidade Brasil, com o seguinte título:

“Como massificar a inclusão digital de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade”.

Dois temas foram abordados: A Internet com meio de difusão da acessibilidade para todos e A criação do Telecentro Acessível de Taguatinga.

Segundo o contador de acessos únicos do Google, na Internet o sítio da Acessibilidade Brasil teve mais de 400.000 acessos únicos em 2006.

Parte desse grande número de acessos se deveu à disponibilização, no sítio, do Dicionário Digital Português x LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), de acesso gratuito via Internet.

Outro responsável pelo grande número de acessos foi o avaliador de acessibilidade para sítios DaSilva, que possibilitou a avaliação gratuita de mais de 100.000 páginas de sítios publicados na Internet (veja em www.dasilva.org.br).

Durante a apresentação foi ressaltada a importância da implantação e disponibilização do Banco de Dados de sítios acessíveis, que apoiado pelo avaliador de acessibilidade gratuito DaSilva, possibilitou o cadastramento de uma significativa quantidade de sítios que se apresentavam em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do governo eletrônico brasileiro (eMag) ou do W3C/WAI. Dessa forma, esses sítios puderam receber um selo de acessibilidade.

Esse selo de acessibilidade - o Selo da Acessibilidade Brasil - está hoje em centenas de sítios públicos e privados do Brasil e de Portugal e indica que os mesmos podem ser confortavelmente acessados por pessoas com deficiência e idosos.

Esse conjunto de ações desenvolvidas em 2006 - a disponibilização do programa avaliador DaSilva, do Banco de Dados de sítios acessíveis, do Selo de Acessibilidade e do Programa de Capacitação para a Construção de Sítios acessíveis (que nos meses de novembro e dezembro de 2006 capacitou mais de 100 profissionais da WEB de diversas instituições públicas e privadas) - teve grande impacto para a disseminação dos princípios de acessibilidade no Brasil e foi fundamental para o acesso das pessoas com deficiência aos conteúdos e serviços disponibilizados na Internet.

O segundo tema apresentado foi a criação e implantação do Telecentro Taguatinga - www.telecentro-acessivel.org.br - em Taguatinga, Distrito Federal, como um modelo para telecentros acessíveis, aberto à população em geral e ao atendimento preferencial de pessoas com qualquer deficiência e idosos.

O Telecentro realizou, desde de sua inauguração em 22/05/2006, mais de 9.000 atendimentos, sendo que 3.000 deles, para pessoas com deficiência.

Essas ações, além de propiciarem o acesso de milhares de pessoas com deficiência a conteúdos e serviços disponibilizados na Internet e na área digital, possibilitou o desenvolvimento de metodologias para o atendimento de pessoas com deficiência e para a capacitação de atendentes especializados.

Em 2007, espera-se que essas ações e métodos, possam ser multiplicados e disseminados e se transformem em políticas públicas sociais, permitindo a massificação da inclusão digital, não só de pessoas com deficiência e idosas, mas também de pessoas com baixa escolaridade.

Acessibilidade Brasil