Estados lançam campanhas para o período do carnaval
Diversos estados do Brasil - Bahia, Maranhão, Mato Grosso - já anunciam campanhas com um objetivo comum: despertar os foliões para cuidados ainda mais necessários durante o carnaval, como o uso da camisinha nas relações sexuais e a abstenção de bebidas antes de dirigir.
A doação de sangue também é incentivada, visando alertar a população sobre o risco da falta de sangue no período da folia. Segundo estatística do ano 2000 divulgada pelo Ministério da Saúde (Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que reune os dados dos hospitais públicos, os hospitais do Brasil têm uma necessidade diária de 5500 bolsas de sangue.
No Rio, que movimenta carnavalescos e turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – Hemorio, da Secretaria de Saúde, lançou a 4ª edição da campanha “Vista a fantasia da solidariedade”.
A expectativa é manter uma média de 300 doadores ao dia, para conseguir um estoque extra de 1000 bolsas de sangue para atender à demanda no feriado.
Esse reforço visa atender à sobrecarga das emergências e compensar a queda de mais de 50% no número de doadores voluntários. A participação em massa da população pode evitar a falta de sangue no período do carnaval.
Para estrelar a campanha carioca foram convidadas Grazielli Massafera e Luiza Brunet, que juntamente com personalidades e integrantes de várias escolas de samba incentivam a doação de sangue.
Luiza Brunet, doadora desde a criação da campanha, afirmou: “É importante que a população tenha a consciência de que antes de cair na folia, deve doar sangue, que não é só uma questão de solidariedade, mas de responsabilidade social”.
O Rei Momo, Alex de Oliveira, também prestigia o gesto: “Qualquer pessoa pode precisar de sangue. A minha consciência sobre a importância de doar regularmente aumentou desde que precisei de uma transfusão devido a uma cirurgia”.
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s.
Lá são coletadas diariamente cerca de 300 bolsas de sangue, apesar da capacidade de atender o dobro de voluntários. No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio.
Entre eles estão os dos hospitais Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; da Posse, em Nova Iguaçu; Geral de Bonsucesso; Clementino Fraga Filho (Fundão), na Ilha do Governador e Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.
Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que também esclarece dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana - Centro) e funciona todos os dias das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. Funcionará normalmente durante todos os dias de carnaval.
O doador de sangue deve ter em mãos um documento oficial de identidade com foto (original), estar entre 18 e 65 anos e bem de saúde, e pesar mais de 50 quilos.
Não é necessário estar em jejum, apenas deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.
Fonte: www.governo.rj.gov.br