Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Deputadas propõem debate sobre atuação política das mulheres

A participação feminina na política será tema dos debates na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher - 8 de março. A decisão é da coordenação provisória da bancada, que é composta de 45 deputadas.

A coordenadora provisória é a deputada Luiza Erundina, autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 590/06, que determina a presença de pelo menos uma mulher nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, assim como na direção das comissões.

Uma reivindicação da bancada feminina deverá ser a criação de comissão especial para analisar a Proposta, ainda nesta legislatura.

As parlamentares pretendem se reunir, nos próximos dias, com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para discutir uma pauta específica para a Semana da Mulher. Segundo a deputada Erundina, elas pretendem sugerir que sejam pautados alguns projetos apresentados na legislatura anterior pelas parlamentares.

Será feita uma seleção a partir do critério de mérito, que constituam iniciativas de grande interesse das mulheres e que estejam em condição de tramitação.

Outra pretensão da bancada feminina durante as comemorações de 8 de março é a realização de um seminário sobre a participação feminina no processo da reforma política.

As deputadas ainda planejam sugerir a realização de uma sessão solene em 7 de março para celebrar a data, e propor a liberação das parlamentares - para que possam acompanhar as comemorações em seus estados.

Nas recentes eleições, foram eleitas 45 deputadas federais por 20 estados. Muitas foram recordistas de votos em seus colégios eleitorais. No Amapá, em Goiás, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul elas foram as campeãs de votos; no Amapá as mulheres ocuparam as quatro primeiras posições.

No entanto, o número de eleitas representa menos de 10% do total de 513 parlamentares. Os estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí e Sergipe, além do Distrito Federal, não terão representação feminina na Câmara pelos próximos quatro anos.

Fontes: Agência Câmara – edições de 03/10/2006 e 08/02/2007