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Televisão inglesa não divulgará produtos sem valor nutritivo

Com essa decisão, as autoridades do Reino Unido pretendem evitar o consumo de comida calórica e sem valor nutricional por parte da garotada. O objetivo é combater o aumento da obesidade infantil no país, onde, segundo o Departamento de Saúde, 32% das meninas e 31% dos meninos entre 2 e 15 anos estão acima do peso ou obesas.

A proibição de anúncios de guloseimas tem como alvo crianças entre 4 e 9 anos de idade e vai vigorar a partir de abril deste ano. Mas será estendida aos telespectadores até 15 anos a partir de janeiro de 2008.

A decisão foi anunciada pelo Ofcom, órgão regulador da mídia britânica, que estima um impacto total na receita das emissoras de cerca de 39 milhões de libras (76 milhões de dólares) por ano. Essa queda poderá ser atenuada, à medida que os canais encontrarem novos anunciantes.

Ao contrário das empresas de TV e os anunciantes, que consideram exagerada a determinação, a Campanha pela Alimentação Infantil, a Associação Médica Britânica e diversos consumidores consideram-na ainda incipiente: querem regras mais rígidas e a proibição dos anúncios de alimentos chamados “junk food” antes das 21 horas.

Emissoras internacionais que transmitam programas a partir do Reino Unido estão sujeitas à regulamentação.

Fonte: O Globo – Economia – 23/02/2007