Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Câmara comemora o Dia Internacional da Mulher

Serão realizadas, no dia 7, quarta-feira, duas sessões solenes.

Durante a primeira, no plenário do Senado, às 10 horas, será entregue o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz de 2007 a cinco mulheres que se destacaram em atividades na defesa da cidadania e dos direitos das mulheres.

Para a seleção de seus nomes, foram inicialmente indicadas 50 candidatas das mais diversas profissões, cujo trabalho em prol das questões femininas foi destacado.

O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz é presidido pela senadora Serys Slhessarenko e composto por mais oito senadores.

Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, concedido anualmente, foi pioneira na luta pelos direitos femininos no Brasil e conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras.

Nascida em São Paulo, em 1894, Bertha foi a responsável pela aprovação da legislação que outorgou às mulheres o direito de votar e serem votadas. Em 1975, foi convidada pelo governo brasileiro a integrar a delegação do País no primeiro Congresso Internacional da Mulher, realizado na capital do México. Faleceu em setembro de 1976, no Rio de Janeiro.

As premiadas

Ivana Farina Navarrete Pena, de Goiás
Promotora de Justiça e participante do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

Maria Yvone Loureiro Ribeiro, de Alagoas
Funcionária pública e economista, foi perseguida durante a ditadura militar. Seu marido foi seqüestrado, torturado e assassinado pelo Departamento de Ordem Política e Social - Dops.

Beatriz Moreira Costa, ou Mãe Beata de Iemanjá, do Rio de Janeiro
Sacerdotisa suprema dos candomblés de origem Ketu-iorubá, escritora, atriz e artesã. Desenvolve trabalhos na áreas de educação, saúde, combate ao sexismo e racismo e meio ambiente.

Moema Libera Viezzer, do Paraná
Atua na área de educação para novas relações de gênero e proteção ao meio ambiente.

Sueli Batista dos Santos, de Mato Grosso
Jornalista, fundadora do primeiro jornal feminino do estado, o Rosa Choque. Fundadora da Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais de Cuiabá e articuladora de sua parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

No Salão Negro, às 15 horas, será entregue a outras cinco homenageadas o Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queiroz. O Diploma Mulher-Cidadã é uma homenagem à médica Carlota Pereira de Queirós (1892-1982).

Carlota foi a primeira deputada brasileira. Eleita por São Paulo em 1933, no governo de Getúlio Vargas, permaneceu no cargo até 1937, quando foi instaurado o Estado Novo (1937-1945).

Criou o primeiro projeto sobre a instalação de serviços sociais no País e fundou a Associação Brasileira de Mulheres Médicas.

Em 1932, quando iniciou sua vida política, Carlota organizou, com a Cruz Vermelha, um mutirão de 700 mulheres para dar assistência aos feridos na Revolução Constitucionalista do mesmo ano.

Os nomes das homenageada serão indicados pela bancada feminina.

Fonte: Agência Câmara