Acessibilidade - O grande tema da inclusão digital
A partir de convite feito pela CESUPA - Centro de Ensino Superior do Pará - a Acessibilidade Brasil inicia na próxima semana um ciclo de palestras com o tema Acessibilidade - o grande tema da inclusão digital.
Esse ciclo será iniciado no II Forum Paraense de Inclusão Digital ,evento promovido pela SUCESU, do estado do Pará, no próximo dia 25.
O Fórum terá o seguinte programa:
Objetivo Geral
Nivelar as informações sobre o tema, sensibilizando a sociedade civil organizada da importância de sua contribuição no processo de Inclusão Digital no Estado do Pará, procurando alinhar as discussões aos itens da Carta Paraense do Setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Programação (sujeita a alterações)
Dia 25/04/2007 - Teatro Maria Sylvia Nunes – Estação das Docas
7h30h - 8h30 - Credenciamento
8h30 - 9h00 - Solenidade de Abertura
9h00 - 9h50 - “Projeto UCA – Um computador por Aluno” Palestrante – Sergio Rosa – SERPRO/DF” Cargo: Diretor
10h00 - 10h50 - “Inclusão Digital: a tecnologia como instrumento de desenvolvimento social” Palestrante - Rodolfo Fücher – Microsoft/SP Cargo - Diretor de Investimento Social para a América Latina
11h00 - 11h50 - “Acessibilidade - O grande tema da inclusão digital” Palestrante: Guilherme Lira - acessobrasil.org/RJ Cargo: Presidente da Acessibilidade Brasil
****Intervalo do Almoço****
14h00 - 14h50 - “Escola Aberta e Boto SET” Palestrante: Marcelina Carpiteiro – Seduc/PA Cargo: Coordenadora.
15h00 - 15h50 - “Ações da SEDECT para apoio à ID no Estado” Palestrante: João Crisostomo Weyl Albuquerque Costa – Sedect/PA Cargo: Diretor da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado
15h50 - 16h00 - Assinatura de Parceria em ID (Serpro-Seduc)
16h00 - 16h30 - Coffe Break
16h30 - 19h30 - Painel/Debate “Criação de Agenda de Ações de Inclusão Digital para o Estado do Pará”
19h30 - 20h00 - Cerimônia de Encerramento do Evento
Itens de ID da Carta Paraense do Setor de TIC 2007
1. Que as organizações (pública, privada e terceiro setor), mediante suas iniciativas de Inclusão Digital (ID), firmem termos de compromissos a fim de aprimorar e estimular a cooperação entre suas ações.
2. Incrementar a participação da sociedade no Projeto de Educação Escola Aberta da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).
3. Alinhar o centro irradiador de ID no Estado ao Projeto de Educação Escola Aberta da SEDUC.
4. Mapear as ações de ID nas várias organizações e criar o portal de ID do Estado.
5. Inserir no Plano Plurianual 2008-2011, ações de ID contemplando jovens, crianças, idosos e Portadores de Necessidades Especiais, sem acepção de nenhum grupo.
6. Criar parcerias com entidades representativas, para as ações do
Projeto Cabanagem Digital: AUSLA, SEDUC, CDTC e EGPA.
7. Criar, efetivamente, os modelos de inclusão digital: pedagógico, tecnológico, de gestão e de sustentabilidade e possibilitar a criação de mecanismos de controle e acompanhamento pós-inclusão.
8. Viabilizar o acesso a hardware, software, serviços e conectividade para residências, profissionais liberais, micro e pequenas empresas.
9. Promover debates incluindo a academia, para um maior envolvimento dos discentes e docentes nas ações de ID.
10. Criar o Selo de Excelência em Inclusão Digital para empresas que possuam ações representativas em projetos relacionados.
11. Incentivar a ID interna nas empresas, para os funcionários e seus familiares.
12. Inserir o Pará, através do Governo do Estado, no projeto UCA (Um Computador por Aluno) do Governo Federal.