TELECENTRO MODELO TAGUATINGA FECHA SUAS PORTAS
Prezados Amigos e Parceiros
Em maio de 2006, a Acessibilidade Brasil com apoio inicial dos Ministérios do Trabalho e da Ciência e Tecnologia, inaugurou o TELECENTRO TAGUATINGA, o 1º Telecentro Comunitário totalmente acessível no Brasil.
Depois de 15 meses e mais de
14 mil atendimentos gratuitos, , sendo que destes, cerca de 4.000 atendimentos para pessoas com deficiência,
ESTAMOS FECHANDO AS PORTAS .
Uma das últimas imagens da sala de atendimento , capturada no dia 27/07/2007 , via sítio www.telecentro-acessivel.org.br
<%image(20070727-telecentro.JPG|573|353|imagens do atendimento em 27/07/2007)%>
Desde de novembro passado, não contamos com nenhuma ajuda publica ou privada, para a sua manutenção.
Nesses últimos 9 meses, as dívidas relativas a manutenção do telecentro se avolumaram, tornando inviável a continuidade do projeto.
Tentamos conseguir recursos para sua manutenção em diversos ministérios e governos, que têm a inclusão digital com sua principal bandeira, e apesar das promessas, nada foi realizado.
E agora estamos fechando as portas do Telecentro de Taguatinga, desmontando toda a infraestutura .
Lembrando que para sua montagem, adequamos uma antiga garagem desativada, construindo salas, banheiros e pisos acessíveis e em parceria com a adminstração local estendemos essa acessibilidade até o metrô, montando uma verdadeira ilha de acessibilidade, na região central de Taguatinga.
Monitores e os supervisores do telecentro, que foram especialmente treinados para o atendimento de pessoas com deficiência, visando a serem futuros multiplicadores de outros telecentros, estão sendo desmobilizados.
A partir da utilização de ajudas técnicas por centenas de pessoas com deficiência, produzimos a primeira metodologia para atendimento de pessoas com deficiência em telecentros no Brasil, que estamos disponiblizando nesse sítio em destaques.
Projeto utilizando tecnologia de ponta, com equipamentos (25 computadores e servidores, impressora braille, teclados e mouses adaptados, laminas , mesas digitais e outras tantas ajudas técnicas) além de programas especializados , visando ser um modelo de atendimento de pessoas com deficiência e idosos.
O Telecentro foi totalmente informatizado, com um sistema de monitoramento do atendimento pioneiro no Brasil (todos os atendimentos são agrupados, acompanhados e analisados).
E para muitos, principalmente para as pessoas com deficiência e idosos, o telecentro era o único lugar no Distrito federal, onde podiam ter independência e dignidade.
Guilherme Lira <%image(20060512-Fachada.JPG|252|336|Fachada do telecentro Taguatinga)%>