Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

A Acessibilidade Brasil lança esse mês seu novo gerenciador de conteúdo acessível

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com a implantação de seu sítio acessível na internet (agora em julho) será o primeiro usuário do CMS-ASES - que vem a ser o primeiro gerenciador de conteúdo acessível, desenvolvido para a WEB.
O CMS- A é integrado com o ASES (veja em www.governoeletronico.gov.br), que é ferramenta utilizada pelo governo brasileiro para avaliar , tanto as regras de acessibilidade, com base na W3C/WAI , quanto as de CSS e HTML (W3C) , além de disponibilizar outras ferramentas para simulação e reparo (cerca de 20 ferramentas) .
O gerenciador acessível tem como objetivo facilitar a criação, administração, distribuição, publicação de páginas respeitando as regras de acessibilidade.
O conteúdo antes de ser publicado é submetido automaticamente ao mesmo teste de acessibilidade feito pelas ferramentas daSilva e ASES.
Para construção do CMS-ASES, pesquisamos as características de outros gerenciadores, como o Nucleus, Drupal, Mambo etc.. e constatamos que nos gerenciadores existentes, a área administrativa não seguia as regras de acessibilidade.
Em relação a segurança podemos destacar que o CMS-A mantém versões dos itens publicados, possui um sistema de permissões customizável além de log de ações
dos usuários, etc.
Os formulários para manipulação de conteúdos podem ser modificados sem a necessidade
de alterar códigos, possiblitando grande flexibilidade para criar diversos tipos de conteúdos.
O sistema de templates é livre de tags de html especiais, desta forma o designer precisa saber apenas html comum, o que diminui a curva de aprendizado, diferente de muitos
gerenciadores e frameworks existentes.
Esta forma de trabalhar possibilita a visualização do layout antes que ele seja inserido no gerenciador e diminui o tempo gasto para se criar um novo design.