Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

FEAPE BAHIA PROMOVE A VII OLIMPÍADA ESTADUAL DAS APAES DA BAHIA

O projeto “Olimpíada Esportiva: exercício de cidadania para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência” é uma proposta inclusivista para a realização da VII Olimpíada Estadual das APAES da Bahia, cuja divulgação das atividades esportivas realizadas, resultará no desdobramento de inúmeras outras ações que permitirão o acesso da Pessoa com Deficiência às políticas públicas de saúde, esporte, educação, lazer e assistência social.


O evento proposto será realizado na Costa do Sauípe, nos dias 25 a 27 de agosto/2008, no horário de 08 às 18 horas, com intervalos para refeições, atividades recreativas e de lazer. A seleção, inscrição e encaminhamento dos atletas e seus respectivos acompanhantes será feito pelos técnicos/treinadores e direção das 84 unidades APAES, conveniadas com a FEAPAE/BA, obedecendo aos critérios prévios estabelecidos em regimento interno da Olimpíada e entrega da documentação exigida em data estabelecida.

Tal projeto visa dar continuidade às ações de inclusão social das Pessoas com Deficiência, já iniciadas através do esporte. Cada etapa conquistada, através das competições esportivas, constitui-se numa parcela significativa do universo representativo para a aceitação desta clientela na sociedade. A Pessoa com Deficiência tem no esporte uma oportunidade de elevação da sua auto-estima, provando o seu valor como atleta e cidadão. Para eles, participar e competir numa modalidade esportiva os levará à aquisição de mais destreza, formação de novas amizades, proporcionará um relacionamento familiar mais saudável e a sua aceitação como ser integrante de uma comunidade.

<%image(20080818-feapae.JPG|246|326|Cartaz da VII Olimpíada Estadual das APAEs da Bahia)%>

A FEAPAE/BA compreende que a dimensão psíquica, física e social do esporte olímpico é muito significativa para os atletas especiais, por isso, incentiva e promove a construção de um mundo verdadeiramente pluralista, que sabe respeitar e conviver com as diferenças e diversidades, sejam elas quais forem. Entende ainda, que as Pessoas com Deficiência não necessitam de nossa compaixão, mas sim de estímulo, demonstração de apoio e luta conjunta pela democratização das oportunidades de acesso, que devem ir além do âmbito dos jogos e competições olímpicas para que tenham uma existência digna e feliz

Fonte: Sítio da FEAPAE - Bahia