Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Governo Eletrônico debate recomendações internacionais para evolução da Web

O papel dos padrões web na acessibilidade, interoperabilidade e visbilidade para a evolução do governo eletrônico será debatido em Brasília, no dia 8 de outubro, durante o Seminário sobre os Padrões Web e seus Impactos no Futuro do Governo Eletrônico.

O evento é uma realização escritório do W3C no Brasil em conjunto com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. Também conta com o apoio da Caixa Econômica Federal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do endereço http://www.w3c.br/eventopadroesegov/inscricao/.

O Consórcio W3C desenvolve tecnologias interoperáveis como especificações, manuais, softwares e ferramentas para possibilitar o pleno desenvolvimento e evolução da Internet. O evento é dirigido a profissionais que atuam na área de sítios e portais de órgãos e entidades da Administração Pública.

Segundo o diretor de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista de Oliveira, a intenção é difundir junto aos órgãos públicos a relevância dos estudos, pesquisas e documentos elaborados pelo W3C para a evolução da internet e do governo eletrônico.

“O W3C desenvolve um trabalho muito importante nessa área e queremos mostrar como as diretrizes elaboradas por esse consórcio podem ser aplicadas no governo”, salientou Oliveira. Ele disse que padrões já estabelecidos no Governo, como o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), seguem orientações desse consórcio.

Para o gerente geral do Escritório do W3C no Brasil, Vagner Diniz, a evolução da internet está muita ligada ao desenvolvimento de tecnologias que seguem padrões internacionalmente aceitos e abertos.

“Desde que o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o NIC.br deram início às atividades do W3C no Brasil como parte de suas estratégias de desenvolvimento da internet brasileira, o escritório tem estabelecido contatos com diversos órgãos públicos. Quando pensamos em governo eletrônico, estamos falando da necessidade de entregar serviços a todos os cidadãos, sem discriminação”, destacou. “É fundamental que os órgãos públicos estejam sensibilizados para essa questão, já que o governo eletrônico deve incluir os cidadãos”

A programação completa do seminário está disponível em http://www.w3c.br/eventopadroesegov/programa.htm.

Sobre o W3C
O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a WEB ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam a sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HMTL, XML, XHTML e CSS.

O W3C no Brasil promove palestras nas universidades, órgãos públicos e entidades do setor privado. Traduz para o português os principais documentos produzidos pelo W3C internacional e mantém um fórum aberto de debates sobre o uso de padrões WEB e de promoção de iniciativas como Mobile WEB, WEB semântica, e-Government, Acessibilidade e outros.

O escritório do W3C no Brasil está vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Os padrões web e seus impactos no futuro do governo eletrônico
Local: Auditório do Teatro Caixa - Brasília - DF
Data: 8 de outubro de 2008 - das 14h às 18h

Fonte: Mariangela Monfardini Biachi
Assessora de Imprensa SLTI/MP