Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Luiz Melodia abre as comemorações dos 155 anos do Instituto Benjamin Constant

O cantor e compositor Luiz Melodia e o violonista Renato Piau, apresentam-se para pessoas cegas e de baixa visão, no dia 7 de agosto de 2009, às 15h30, no Teatro Benjamin Constant, no bairro da Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. O espetáculo, produzido e dirigido pelo jornalista Valente Neto, faz parte das comemorações que antecedem o aniversário do Instituto Benjamin Constant-IBC, o mais tradicional colégio para deficientes visuais da América Latina, fundado por D. Pedro II, em 17 de setembro do ano de 1854.
O negro gato e sua sombra sonora, certamente farão a platéia suingar através das canções que todos conhecem e cantam: Vale Quanto Pesa, Farrapo Humano, Dores de Amores, Pérola Negra, Juventude Transviada, Paixão, Pra Aquietar, Estácio Holly Estácio, Ébano, Codinome Beija Flor, Magrelinha, Fadas, entre outras preciosidades que fazem parte da genuína música criativa brasileira.
Luiz “Melodia” Carlos dos Santos, 58, supercarioca nascido no morro de São Carlos, no Estácio, recebeu na infância as primeiras influências do pai violonista. O adolescente gostava de compor e formou Os Instantâneos, um grupo de amigos que interpretava sucessos da Jovem Guarda e Bossa Nova. Essa brincadeira de menino misturada ao tradicional samba dos morros da cidade, foi a alquimia perfeita para proporcionar ao novo compositor um estilo único e uma identidade musical inconfundível. Melodia entrou na MPB pela porta da frente quando, em 1972, Gal Costa e Maria Bethânia gravaram Pérola Negra e Estácio Holly Estácio, respectivamente. De lá pra cá, a trilha sonora de Luiz Melodia acumula 14 discos autorais e 20 participações em gravações de outros artistas.
Renato “Piau” Costa ferreira, 55, desde o começo dos anos 70 quando chegou da cidade de Teresina, trouxe consigo o som puro de uma guitarra brasileira. Dividiu o palco e mostrou serviço ao lado de Luiz Gonzaga a Raul Seixas, passando por Nana Vasconcelos, Baiano e os Novos Caetanos, Sérgio Sampaio e outras feras musicais do nosso país. Em festivais internacionais tocou com Chuck Berry, Ron Carter, etc. Com Tim Maia, integrou a Banda Vitória Régia durante 18 anos e acompanha Luiz Melodia desde 1973. Piau, há nove anos, criou e dirige o selo Guitarra Brasileira onde, através de uma proposta diferenciada, mantém uma relação entre músicos, artistas e realizadores, sempre antenado com o futuro tecnológico.

<%image(20090804-Cartaz MELODIA.jpg|348|498|Cartaz do compositor Luis Melodia)%>