Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Instituto Benjamin Constant lança o programa MONET - gerador de gráficos táteis

O Instituto Benjamin Constant - orgão do Ministério da Educação, lança esse mês em Brasília o programa MONET, que é um gerador de gráficos táteis compatível com o programa Braille Fácil III.
Por meio da empresa TECASSISTIVA , a equipe da Acessibilidade Brasil desenvolveu um programa gerador de gráficos táteis que possibilita a impressão que uma grande quantidade de gráficos táteis, utilizando as impressoras Braille eletrônicas , hoje disponíveis em mais de 300 escolas brasileiras.
Esse programa possibilitará a impressão em Braille, de formulas matemáticas, figuras geométricas, desenhos e imagens.
Com caraterísticas inéditas, semelhantes a do programa photoshop , ele possibilita a utilização de desenhos em camadas, facilitando grandemente a construção de gráficos e desenhos.
O nome MONET foi adotado, em homenagem ao grande mestre impressionista francês do século 19, que ficou cego no final de sua vida e nem por isso deixou de pintar.
A utilização de desenhos, gráficos e fórmulas, gerados em alto relevo por esse programa , possibilitará sua utilização sem a necessidade de adaptação escrita, reduzindo em muito a logística necessária e o tempo de impressão de livros didáticos e paradidáticos, em Braille.
Entretanto, o maior ganho será da comunidade cega, que poderá utilizar de forma maciça, gráficos, fórmulas e mapas de forma similar as pessoas videntes.




Fonte: Acessibilidade Brasil


<%image(20091021-bannerMonet.jpg|570|640|Imagem contendo dois desenhos um em traço contínuo e o outro representado em Braille)%>