Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Falece Dorina Nowill


Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento da Professora Dorina de Gouvea Nowill, ocorrida nese domingo, dia 29.

Professora Dorina, que por todos era chamada de Dona Dorina, viveu por noventa e um anos, mas isso significa muito mais pela intensidade vivida por ela do que pela extensão de sua vida.

Deixou um imensurável conjunto de realizações, dentre elas a criação da nossa ABEDEV, Entidade da qual ela jamais se esqueceu, pois sempre procurava saber notícias.

Cabe, pois, uma especial deferência pela sua maior realização, que é a Fundação Dorina Nowill para Cegos, Instituição responsável por praticamente todos os avanços e conquistas dos cegos do Brasil e, ainda que parcialmente, de toda a América Latina.

É por tudo isso e muito mais que, em muitas das vezes, as pessoas se dirigiam a Dona Dorina como uma das principais sucessora de Louis Braille, uma vez que sua autoridade era reconhecida mundialmente, principalmente por conta de que teve uma brilhante passagem pela União Mundial de Cegos, pela União Latinoamericana para Cegos e outras Organizações de elevada notoriedade.

Rogamos ao Pai maior que, na sua infinita bondade, acolha nossa iluminada guerreira, pois acreditamos, de conformidade com a nossa fé em sua Santidade, que nos atenderá, posto que Dona Dorina cumpriu fielmente com a missão que o Senhor a ela atribuiu.

Fonte:

Edivaldo da Silva Ramos
Presidente da Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais - ABEDEV