Inicio do conteudo do site

 
Newsletter

Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.

Acessibilidade Brasil começa a desenvolver projeto para tradução de textos do português para LIBRAS

A Acessibilidade Brasil implanta em seu site e no site da Campanha de Acessibilidade o primeira ação voltada efetivamente para o desenvolvimento de um tradutor línguistico do Português para LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.

Inicialmente, será utilizado a versão 2.0 do dicionário digital Português x LIBRAS, com 6 mil sinais em movimento, como base dos sinais desse tradutor , que ainda chamaremos de tradutor do português para o português sinalizado (em LIBRAS).

A ampliação do dicionário de LIBRAS base , para 12.000 sinais prevista para 2011, somado ao povoamento gradativo de banco de contextos , permitirão que as traduções se aproximem cada vez mais da LIBRAS utilizada pela comunidade surda brasileira.

Além disso , os recursos financeiros oriundos da utilização dessa ferramenta, por várias organizações, possibilitarão também a criação de nova ferramenta colaborativa que acelerará sobremaneira a ampliação desse banco de contextos.

Esse projeto já se encontra implantado no site da Campanha de Acessibilidade e nesse site, permite que textos marcados sejam traduzidos para LIBRAS (inicialmente em português sinalizado).

Como utilizar a ferramenta

Para utilizar essa ferramenta basta marcar o texto (passando o mouse com o botão esquerdo pressionado em cima do texto escolhido) num nesses dois sites clicando no ícone duplo localizado na borda superior mais a direita do site .

Esse ícone é representado por orelha cortada e uma pessoa com bengala.

Para ver em LIBRAS

Feito isso, a ferramenta aparecerá com duas barras paralelas e um icone abaixo delas representando um pequeno alto falante cortado por uma linha vermelha, a primeira barra com 5 pequenos circulos preenchidos por simbolos e a segunda sem nenhum conteúdo.
Clique no icone verde da barra superior, para visualizar em LIBRAS o texto marcado , os demais icones representam respectivamente , menos ou mais velocidade na apresentação, o do meio para parar a apresentação e o último para finaliza-la.

Para ouvir

Se você quiser ouvir o texto marcado, clique ao lado do pequeno alto falante abaixo das duas barras e a linha vermelha que o corta desaparecerá . aparecendo imediatamente uma única barra com dois ícones, clique no verde para ouvir o texto marcado e o no outro para-lo.

Utilize a vontade.

Muito importante : Todas as sugestões, comentários e críticas serão muito benvindas.
Envie-as para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com o campo de assunto preenchido com a frase - Projeto TLIBRAS.

Fonte: Acessibilidade Brasil