Deixe seu e-mail para maiores informações. A nossa Newsletter é uma ótima maneira de se manter informado.
Monet
O Monet é um software para desenhar gráficos em uma impressora Braille.
Utilizando o Monet
Para utilizar o Monet basta ter o Java 1.6 instalado em sua máquina.
Você pode baixar a máquina virtual Java em: http://www.java.com/pt_BR/.
Depois de ter instalado o Java baixe o Monet.
Monet r88 (1.5MB)
O Monet pode funcionar sozinho, mas foi feito para trabalhar em conjunto com o Braille Fácil.
O Braille Fácil é um editor de texto em Braille que pode ser baixado em:
http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil
O Projeto do Livro Didático em Braille
O projeto do Livro Didático em Braille é um dos principais projetos que a Secretaria de Educação Especial do MEC patrocina. A idéia do projeto é permitir que os alunos deficientes visuais recebam gratuitamente uma cópia dos mesmos livros que os alunos de primeiro grau. São cerca de 800 títulos, que devem ser adaptados e reproduzidos em Braille. A quantidade de material Braille a ser produzido e o esforço de transcrição e adaptação são fabulosamente grandes.
Novas necessidades para impressão tátil
O programa Braille Fácil atendeu com razoável perfeição os requisitos para a transcrição dos livros didáticos do projeto do MEC cujo conteúdo era essencialmente textual. Apesar de uma certa dificuldade na produção de textos matemáticos, decorrente das dificuldades de tradução para as convenções da matemática em Braille, o Braille Fácil, auxiliado pelo macro-processador e pela função de ajustes em Braille, proveu as ferramentas suficientes para produzir os livros de matemática da primeira fase do primeiro grau.
Ao realizar-se entretanto uma análise no processo de adaptação dos livros, notou-se no material gerado uma abundância de explicações textuais sobre as figuras dos livros.
Os livros possuem uma abundância de figuras, e o texto está absolutamente associado às figuras. Assim, o processo de transcrição para Braille fica prejudicado.
O resultado é uma abundância no texto adaptado de expressões como “peça ajuda ao professor”.
Assim, foi necessária a criação de facilidades computacionais que permitissem fazer desenhos para serem impressos em Braille.
Foi criado, então, o Monet para suprir essas novas necessidades.