Logo da Acessibilidade Brasil
Atalho para Conteudo 
Recursos de acessibilidade seta vai para o início >  
vai para conteúdo >  
vai para o fim >  

Página inicial > Projetos > Programa de capacitação
 
  Logo da Rede Rio com link para seu site
Estamos conectados
na internet através
da Rede Rio

Programa de capacitação
 
Nossa Proposta

O governo brasileiro tem consciência de que a educação e o trabalho são importantes fatores de desenvolvimento econômico e social, e de combate à pobreza. Uma de suas maiores preocupações é a criação de oportunidades de trabalho para a população brasileira.

Nessa perspectiva, vem desenvolvendo políticas que elevem o nível de escolarização da população, uma vez que o mercado de trabalho exige níveis crescentes de educação global.

A questão da acessibilidade da pessoa deficiente a esse mercado é fato consolidado na legislação e nas políticas sociais. Hoje, as empresas têm o compromisso legal e social de incluir essa pessoa no seu quadro de funcionários, na proporção direta do número de funcionários existentes.

Para que a legislação possa ser atendida de forma mais efetiva, o poder executivo redimensionou a grade operacional do Ministérios da Educação e do Trabalho, destinando recursos financeiros para a inclusão social da pessoa portadora de deficiência.

No entanto, apesar de todo esforço governamental, é incontestável que os programas oficiais estão aquém da necessidade. Tal fato implica no estabelecimento de alianças estratégicas que possam atender às exigências do mercado.

Inúmeros cursos profissionalizantes estão acontecendo em todo país, mas muitos, talvez a maioria, descentralizados do mercado de trabalho. Assim, as empresas alardeiam que não contratam pessoas deficientes pela inexistência de mão-de-obra qualificada.

A proposta da Acessibilidade Brasil é definir e desenvolver um programa de qualificação profissional para o deficiente, bem como assessorar as empresas no cumprimento da legislação brasileira, no que diz respeito à sua colocação profissional.

Dessa forma, não só serão resgatados seu valor econômico, como também seu relacionamento com as empresas envolvidas. Para viabilizar essa proposta, brevemente estaremos lançando um Banco de dados de talentos integrado com as demandas empresariais e voltado para as pessoas portadoras de deficiência.

 
Últimas Notícias
I Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - SAIT 2012 

Prêmio Finep para Tecnologia Assistiva 

Acessibilidade Brasil completa 10 anos de existência 

Bradesco Seguros lança seu site acessível 

Dados censitários são uma das principais causas do fracasso das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência 

Destaques
Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência  

Revista de Inclusão Social do MCT publica projeto da Biblioteca Nacional 

Metodologia de Atendimento e Acesso de Pessoas com deficiência a telecentros - parte1 

Metodologia de Atendimento e Acesso de Pessoas com deficiência a telecentros - parte2 

Jogos Parapan-americanos reunirão 1300 atletas de 10 modalidades 


Selos acessíveis

Selo de aprovação de acessibilidade pela Acessibilidade Brasil

Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0

Parceiros
Logo do Governo Eletrônico

Logo da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos

Ministério do Trabalho e Emprego

Logo do Sicorde - Sistema Nacional de Informações Sobre Deficiência

A UNESCO chancela os projetos dos telecentros acessíveis e do livro fonado além da disseminação da acessibilidade na web

Ministério da Ciência e Tecnologia