Logo da Acessibilidade Brasil
Atalho para Conteudo 
Recursos de acessibilidade seta vai para o início >  
vai para conteúdo >  
vai para o fim >  

Página inicial > > Guilherme Lira: novas tecnologias e as pessoas com deficiência
 
  Logo da Rede Rio com link para seu site
Estamos conectados
na internet através
da Rede Rio

Imprensa
 

Guilherme Lira: novas tecnologias e as pessoas com deficiência


Data: 31-03-2006

Canal Futura - Adriana Couto - 02/03/2006

O presidente da Acessibilidade Brasil destacou a importância das novas tecnologias como um recurso útil à autonomia de pessoas com deficiência, seja no trabalho, no lazer, na vida familiar ou na vida social.

Segundo Lira, recursos como os leitores de tela, por exemplo, diminuem as limitações e facilitam o acesso ao computador - uma exigência da sociedade moderna - por quem apresenta algum tipo de deficiência visual. Esse pode ser um dos caminhos para a integração de pessoas cegas e constitui uma das áreas de trabalho da Acessibilidade Brasil.

Guilherme também ressaltou a necessidade de boa educação, desde a infância, para a pessoa com qualquer tipo de deficiência, de modo que, orientada, ela se familiarize com os recursos tecnológicos colocados à disposição de todo cidadão: “Em conseqüência, seu processo de desenvolvimento será favorecido e estimulado, tornando sua vida igualmente independente e produtiva”.

Nesse sentido, Lira também considera fundamental a formação de profissionais especializados. Um bom exemplo é o conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais, que facilita a comunicação do surdo com o surdo e com o não surdo.

Para melhor aproveitamento de oportunidades oferecidas pelas empresas por meio de cotas à pessoa com deficiência, ele registra a importância da boa qualificação. “Assim”, frisa, “este funcionário não terá uma chance meramente formal, mas preparo para progredir, como todo e qualquer outro da empresa.”

Além disso, a superação de seus limites poderá ser mais estimulada, diante do reconhecimento e da valorização de seu desempenho. Sob este aspecto, Lira destaca a necessidade de programas de capacitação, dos quais as empresas interessadas também poderiam participar.

Finalizando, Guilherme Lira frisou a importância dessa abertura de participação à pessoa com deficiência, bem como de possibilitar que ela domine e utilize as novas tecnologias.

Para ilustrar, relatou a experiência de um jovem com paralisia cerebral, a quem a Acessibilidade Brasil ofereceu um computador acessível. “Dois anos depois”, concluiu, “ele voltou com um livro de sua autoria, digitado na mesma máquina”.


 
Busca na seção

Últimas Notícias
I Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - SAIT 2012 

Prêmio Finep para Tecnologia Assistiva 

Acessibilidade Brasil completa 10 anos de existência 

Bradesco Seguros lança seu site acessível 

Dados censitários são uma das principais causas do fracasso das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência 

Destaques
Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência  

Revista de Inclusão Social do MCT publica projeto da Biblioteca Nacional 

Metodologia de Atendimento e Acesso de Pessoas com deficiência a telecentros - parte1 

Metodologia de Atendimento e Acesso de Pessoas com deficiência a telecentros - parte2 

Jogos Parapan-americanos reunirão 1300 atletas de 10 modalidades 


Selos acessíveis

Selo de aprovação de acessibilidade pela Acessibilidade Brasil

Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0

Parceiros
Logo do Governo Eletrônico

Logo da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos

Ministério do Trabalho e Emprego

Logo do Sicorde - Sistema Nacional de Informações Sobre Deficiência

A UNESCO chancela os projetos dos telecentros acessíveis e do livro fonado além da disseminação da acessibilidade na web

Ministério da Ciência e Tecnologia